Curiosidade Internet

O que é jambo e seus benefícios para saúde

O que é jambo?

Jambo é uma fruta que nasce da árvore do jambeiro e pertence à família Myrtaceae, que também inclui a goiaba, a pitanga e o eucalipto. Com o formato semelhante ao de uma pêra, o jambo pode ser encontrado nas cores rosa, amarelo, branco e laranja-amarelado.

O nome “jambo” às vezes é confundido com o nome de uma erva típica da região norte do Brasil, chamada “jambu“, que pertencente à espécie Acmella oleracea, também chamada popularmente de jamburana. Mas são vegetais bem diferentes, pois o jambu é uma erva, enquanto o jambo é uma fruta.

jambo é composto por 28,2% de água, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, vitaminas A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e minerais como, ferro e fósforo. Em 100 g de polpa de jambo há 50 calorias.

Benefícios

É rico em antocianinas

Os frutos da família Myrtaceae, como o jambo, possuem uma grande quantidade de antocianinas, principalmente em suas cascas. Essas substâncias são responsáveis pela cor vermelha do fruto e possuem atividade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora.

Diminui a percepção da dor

Syzygium jambos (jambo-rosa) é uma planta medicinal amplamente utilizada tradicionalmente na África subsaariana para tratar várias doenças.

O potencial analgésico dos extratos hidroalcoólicos de folhas foi avaliado em estudos que mostraram que eles podem reduzir a percepção da dor muscular cutânea,com um efeito máximo (eficácia analgésica) semelhante ao da morfina.

O extrato reduziu significativamente a dor com uma eficácia analgésica superior à demonstrada pelo medicamento diclofenaco.

O extrato de Syzygium jambos tem efeitos analgésicos notáveis ​​na dor muscular cutânea e profunda.

Antimicrobiana

A acetona e os extratos aquosos da casca de S. jambos foram testados quanto à atividade antimicrobiana in vitro pelo método de diluição em ágar em placas de Petri. Ambos os extratos mostraram atividade contra os microrganismos testados.

Eles provaram ser particularmente eficazes em Staphylococcus aureusYersinia enterocolitica e estafilococos negativos coagulase, entre os quais Staphylococcus hominisStaphylococcus cohnii e Staphylococcus warneri.

Essas propriedades parecem estar relacionadas ao alto teor de taninos, pois a eliminação de taninos suprimiu totalmente essas atividades antimicrobianas.

É rica em compostos bioativos

O compostos bioativos são classificados em três principais grupos e auxiliam na prevenção e no combate a doenças crônicas não transmissíveis, tais como: problemas cardiovasculares, câncer, problemas respiratórios e diabetes.

Entre todos os compostos identificados, a cianidina 3- glicosídeo foi a principal antocianina encontrada no jambo-vermelho.

Esse composto está relacionado com efeitos protetores sobre o estresse oxidativo, além de minimizar processos inflamatórios e possuir efeitos de prevenção na obesidade

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *